Saúde

Macronutrientes: O que são? Entenda a importância na alimentação

Sexta-feira, 05/04/2019 | 09:06 Quando o assunto é nutrição, a grande quantidade de nutrientes e vitaminas existentes muitas vezes causa dúvidas e confusões na hora de escolher os alimentos. Muitas pessoas ficam em dúvidas em meio a tantas informações, não sabendo quais são os alimentos necessários e mais adequados para a sua alimentação.

Quando o assunto é nutrição, a grande quantidade de nutrientes e vitaminas existentes muitas vezes causa dúvidas e confusões na hora de escolher os alimentos. Muitas pessoas ficam em dúvidas em meio a tantas informações, não sabendo quais são os alimentos necessários e mais adequados para a sua alimentação.

Embora cada pessoa necessite de nutrientes e vitaminas diferentes de acordo com as suas necessidades, existem alimentos que fornecem a energia básica e essencial para a vida. Sem eles, não é possível realizar as atividades mais básicas do nosso dia-a-dia. Esses alimentos são conhecidos como macronutrientes.

O que são macronutrientes?
Os macronutrientes são um tipo de nutrientes que fornecem a grande parte da energia e força para o nosso corpo se manter ativo e saudável. São indispensáveis para que possamos viver e repor as energias gastas durante o cotidiano.Esses nutrientes estão presentes em quase todos os alimentos disponíveis para alimentação. Além disso, a maior parte da dieta alimentar das pessoas é composta por nutrientes desse tipo, pois eles formam a base de toda cadeia alimentar.

Os macronutrientes, junto com os micronutrientes, formam a nutrição completa do organismo. Os micronutrientes são aqueles encontrados nas vitaminas e minerais, sendo necessários em quantidades menores do que os macronutrientes.

O grupo dos macronutrientes é formado por três tipos de nutrientes: os carboidratos, as proteínas e os lipídios (gorduras). Para compreender o importante papel exercido pelos macronutrientes na alimentação das pessoas, é necessário entender a função de cada elemento desse grupo tão essencial.

Carboidratos
Esse tipo de macronutriente é conhecido como a principal fonte de energia do ser humano. Sem os carboidratos, o corpo perde força, deixando o indivíduo fraco, sem energia e com o cérebro cansado.

Embora muitas dietas restritivas busquem eliminar os carboidratos, é importante compreender a importância deles para manter o corpo saudável. O ideal é buscar carboidratos que contribuam para a perda de peso e facilitem a dieta.

Os principais exemplos de carboidratos são os pães, massas e açúcares.

Proteínas
Tal como os carboidratos, as proteínas são necessárias para a vida ativa e saudável de toda e qualquer pessoa. Esses macronutrientes são conhecidos pelo seu papel na estrutura do corpo humano, ou seja, atuam na estrutura das células.

Além disso, as proteínas atuam na defesa do organismo, desenvolvendo anticorpos e participando da formação dos hormônios. As proteínas podem ser encontradas em diversos alimentos como: carne vermelha e branca, peixes, ovos, leite, legumes, entre outros.

Lipídios
Os lipídios, também conhecidos como gorduras, possuem diversas funções, trabalhando ao lado dos carboidratos e proteínas. Além de uma importante fonte de energia e força para o corpo humano, eles também possuem função estrutural no organismo. Também são importantes como isolantes térmicos do ser humano.

Muitas dietas não apenas restringem o consumo de carboidratos, mas também o de lipídios. Assim, para não causar problemas com a falta ou deficiência de lipídios, é importante buscar consumir os lipídios de gordura vegetal, mais saudáveis que os de origem animal.

Como exemplos de lipídios presentes na alimentação, temos: óleos, manteigas, oleaginosas (castanha, amendoim, nozes), abacate, etc.

fonte: https://tudoela.com/macronutrientes-o-que-sao/

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