Saúde - Bem-Estar

SABIA QUE ESTAR SENTADO MUITO TEMPO COMPRIME A COLUNA?

Sexta-feira, 05/04/2019 | 09:13 Ao estarmos sentados por longos períodos de tempo, a pressão indevida sobre os discos, músculos e ligamentos envolventes pode desencadear dores nas costas.

Ao estarmos sentados por longos períodos de tempo, a pressão indevida sobre os discos, músculos e ligamentos envolventes pode desencadear dores nas costas.

O modo como nos sentamos e as cadeiras em que nos sentamos podem ter impacto direto na coluna. Ao estarmos sentados durante longos períodos de tempo, a zona lombar fica comprimida. Isto aumenta a pressão sobre as vértebras (discos) da coluna. Cada disco contém um centro esponjoso, aquoso, preenchido por fibras. Este depende da hidratação para reter a sua força e flexibilidade.

Ao estarmos sentados por longos períodos de tempo, a pressão indevida sobre os discos, músculos e ligamentos envolventes pode desencadear dores nas costas.

Nos escritórios de hoje, as lesões provocadas por esforços repetitivos estão fortemente relacionadas com a posição sentada e a utilização do rato e teclado. Tal pode resultar em dores nos antebraços, cotovelos, pulsos, mãos, pescoço e ombros. Torna-se assim fundamental manter uma boa postura.

Além de levantar várias vezes da cadeira, andar um pouco para ativar circulação sanguínea, espreguiçar, poder trabalhar em pé, quem já tem as pernas suficientemente fortalecidas ou optar por sentar numa fitball, praticar Pilates será uma mais valia.

O Pilates pode ser considerado um conjunto de atividades onde trabalhamos força, flexibilidade, alongamento, postura e respiração, tudo de uma forma dinâmica. Os exercícios ajudam a desenvolver e usar a força da musculatura mais profunda (abdómen e região lombar) para uma melhor sustentação da coluna, garantindo uma boa postura e mobilidade.

Tudo isto contribui, consideravelmente, para melhorar dores nas costas.

Usar os músculos do Core para manter a coluna direita, permite um relaxamento dos músculos e que o pescoço e cabeça se mexam livremente. Assim aliviamos, ainda, tensão sobre os quadris, pernas e pés, zonas estas sensíveis às posições que habitualmente temos durante o período de trabalho.

Enquanto os movimentos de Pilates são executados, é praticada respiração completa e consciente. Esta mesma respiração, lenta e profunda, reduz stress, também este responsável por dores nas costas e alivia sensação de cansaço.

O Pilates ajuda a desenvolver uma grande consciência corporal, permitindo a quem pratica, regularmente, corrigir más posturas, de forma natural.

Desta atividade, resulta mais energia e, consequentemente, maior sensação de Bem-Estar.

Ainda sentado(a) à espera?

Texto: Centro Welness Brahmi

fonte: https://lifestyle.sapo.mz/preview/?p=1220742&post_

Comentário