Entretenimento - Musica

CCFM celebra jazz com Mondlane, Modiga e St. Victor

Friday, 12/04/2019 | 07:21 O Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), este sábado, entre 18h e 23h, a segunda edição do Jazz no Franco. O espectáculo na sequência das comemorações do Dia Internacional do Jazz, assinalado a 30 de Abril de cada ano.

CCFM celebra jazz com Mondlane, Modiga e St. Victor

O Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), este sábado, entre 18h e 23h,  a segunda edição do Jazz no Franco. O espectáculo na sequência das comemorações do Dia Internacional do Jazz, assinalado a 30 de Abril de cada ano.

Na edição deste ano, fazem parte do cartaz os seguintes artistas: Stélio Mondlane (Moçambique), baterista que goza de uma vasta experiência na indústria musical, igualmente, como produtor e compositor. Mondlane venceu dois prémios no Ngoma Moçambique e tem  participações em festivais de renome, tais como Festival Azgo e More Jazz Series, e é autor do CD e DVD - Mix Culture. Na segunda edição do Jazz no Franco, segundo a nota do CCFM, Mondlane vai lançar o seu primeiro álbum «New Chapter ». O baterista vai actuar com Nelton Miranda (baixo), Dodó (guitarra), Lívio e Almiro Souto (teclados), Mahu (saxofone) e Leyna Souto (voz).

Da África do Sul, vem ao evento do CCFM Zoë Modiga, quem já actupou em festivais famosos como o Aardklop Festival, Artscape Youth Jazz Festival, UCT Jazz Festival, Joy of Jazz, Fête de la Musique, Hugh Masekela Heritage Festival, Oppikoppi, Rocking the Daisies, Redbull Music Festival, Bushfire, Basha Uhuru Music Festival, Joy of Jazz and The Cape Town International Jazz Festival. Foi ainda vencedora da categoria Jazz do SAMRO Overseas Scholarship Competition 2015. Inclusive, partilhou o palco com artistas como Frank Paco Art Ensemble, Lira, Ladysmith Black Mambazo, Louis Maholo e Amandla Freedom Ensemble. Recentemente, foi nomeada para Melhor Álbum de Jazz e Melhor Artista Africana para o 24º South African Music Awards de 2018.

Por fim, o Jazz no Franco ainda Sandra St. Victor, norte-americana que gravou com artistas como Prince, Chaka Khan e Tina Turner. A sua música também faz parte da banda sonora do filme Shrek.

Conhecida como membro fundador do trio The Family Stand, a cantora e compositora destaca-se no R&B, Rock, Gospel e Jazz. Recentemente, a revista Ebony elogiou St. Victor como uma “cantora que balança”, ao lado de ícones como Grace Jones, entre outras. Como compositora, o trabalho de Sandra St. Victor foi indicado  aos Grammy Awards em 2003 e 2009. Para o concerto em Maputo, Sandra St. Victor estará acompanhada por: Walter Mabas (guitarra), Hélder Gonzaga (baixo), Stélio Mondlane (bateria), Lívio e Venâncio (teclados), Onésia e Pauleta Muholove (coros).

fonte: http://opais.sapo.mz/ccfm-celebra-jazz-com-mondlan

Comentário