Sociedade

Continua o alerta: Depressão Kenneth em direcção à Cabo delgado e Nampula

Wednesday, 24/04/2019 | 10:36 O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) mantém o alerta de mau tempo para as províncias de Cabo Delgado e Nampula, em consequência de um sistema de baixas pressões que se formou a norte do Madagáscar.

A trajectória deste sistema continua em direcção à costa de Cabo Delgado, onde se prevê que influencie o estado do tempo a partir da tarde desta quarta-feira, com chuva intensa, acima de 100 milímetros em 24 horas, acompanhada de trovoadas e ventos fortes da ordem de 80 a 130 km/h.
Prevê-se que o centro da tempestade entre pelo continente, esta quinta-feira, 25 de Abril, através do distrito de Palma, em Cabo Delgado.
A chuva intensa poderá atingir também os distritos de Nacala, Memba, Érati, Namapa, Ilha de Moçambique, Mossuril e Monapo, em Nampula.
Uma nota enviada a nossa Redacção indica haver risco de inundações nas cidades de Pemba, Nacala-Porto e Nacala-a-velha e a possibilidade de ocorrência de cheias nas bacias do Rovuma, Messalo, Montepuez, Megaruma e Lúrio.
A navegação marítima no Canal de Moçambique poderá ser afectada pelo mau tempo (maior agitação do estado do mar e redução da visibilidade devido a chuva).
Face a situação prevista, o Centro Nacional Operativo de Emergência recomenda, entre outras medidas, a retirada da população vivendo em zonas de risco de inundações, estacionar viaturas em locais protegidos e reforçar a segurança das coberturas das residências. (RM)

fonte: https://www.rm.co.mz/rm.co.mz/index.php/component/

Comentário