Beleza

Cabelo chumbado? Aprenda 4 dicas para reverter o efeito nos fios

Tuesday, 30/04/2019 | 08:12 Foi colorir o cabelo e ele chumbou? Apesar de assustador, esse problema é bastante comum na hora de tingir o cabelo, especialmente se você é loira.

Cabelo chumbado? Aprenda 4 dicas para reverter o efeito nos fios

Foi colorir o cabelo e ele chumbou? Apesar de assustador, esse problema é bastante comum na hora de tingir o cabelo, especialmente se você é loira. Enquanto muitas mulheres almejam ter um cabelo cinza, no caso das adeptas à moderna e estilosa trend do granny hair, o que acontece, na maioria das vezes, é obter esse efeito no cabelo de maneira não proposital, o que acaba estragando o visual iluminado desejado.

Isso acontece porque as nossas madeixas são sobrecarregadas o tempo inteiro de pigmentos, agressões físicas, ambientais e térmicas e químicas, o que pode deixar as nossas madeixas apagadas e sem brilho. E, especialmente em relação a essas últimas, o excesso de tinturas, por exemplo, acaba deixando o cabelo chumbado, em que os fios ganham tonalidades acinzentadas, irisadas e até metalizadas após o tingimento.

Como resolver esse problema? Fique tranquila! Mesmo parecendo o fim do mundo, há sim maneiras de prevenir ou mandar embora o efeito chumbado do cabelo. Quer saber quais são elas? Então, confira as dicas que nós vamos mostrar no decorrer desse post.

Vem comigo!

O que é um cabelo chumbado?

De acordo com profissionais coloristas, um cabelo chumbado é aquele que está sobrecarregado de pigmentos. Como isso acontece? É simples! Ao aplicar vários produtos químicos para alterar a tonalidade dos fios, como tinturas, tonalizantes ou até mesmo máscaras matizadoras, você acaba deixando uma carga de cores (pigmentos) nos fios que, por sua vez, modifica a cor desejada, mas, muitas vezes, também causa o efeito chumbado.

Esse fenômeno é muito comum entre loiras, já que os fios mais claros costumam ser descoloridos e, portanto, apresentam maior sensibilidade a outros tipos de químicas. Porém, segundo os especialistas no assunto, morenas e ruivas também não estão livres do problema! O cabelo chumbado pode acontecer em todas as cores de fios, especialmente no caso daqueles que possuem um fundo amarelado.

Como saber se meu cabelo chumbou?

A dica é ficar de olho! Se após qualquer procedimento químico, você perceber que as suas madeixas estão apagadas e sem nenhum brilho, ou, ainda, que elas atingiram tons acinzentados, esverdeados, azulados ou até irisados (nas cores do arco-íris) após o tingimento, é hora de começar um tratamento para acabar com esse efeito.

Como reverter o efeito em um cabelo chumbado?

A boa notícia é que existem inúmeras maneiras de reverter o efeito acinzentado, esverdeado, azulado ou irisado do cabelo chumbado. A princípio, ele sairá normalmente dos fios a cada lavagem, sem que você precise se esforçar muito para isso.

No entanto, se você é daquelas que não consegue esperar e quer tirar imediatamente esses tons desagradáveis dos seus fios, pode apostar nas seguintes dicas:

1 – Use shampoo antirresíduos
O shampoo antirresíduos será o seu melhor aliado no combate ao cabelo chumbado. Isso porque ele possui um pH alcalino (entre 7.4 e 8.5), que ajuda a fazer uma limpeza profunda nos fios, removendo o excesso de impurezas e, também, de restos de produtos. Sendo assim, ele pode te ajudar também a remover o excesso de químicas nos fios.

Para isso, basta lavar o cabelo com o shampoo antirresíduos em água morna, deixando a espuma agir por, pelo menos, 5 minutos. Em seguida, enxágue e aplique o condicionador, finalizando a lavagem como de costume. Vale lembrar que esse produto não deve ser utilizado diariamente, pois pode causar ressecamento e quebrar os fios.

Lave o cabelo com esse shampoo a cada 10 ou 15 dias, com paciência para que ele possa remover o efeito chumbado das suas madeixas aos poucos.

2 – Aplique shampoo com pó descolorante
Essa é uma das receitas mais usadas para reverter o problema de maneira mais rápida! Basta misturar 5 colheres de água oxigenada 20 volumes com 1 colher de pó descolorante e 1 de shampoo branco, que pode ser perolado ou leitoso. 

Aplique a mistura nos cabelos úmidos, massageando bem os fios, e deixando-a agir por, pelo menos, 5 minutos. Pronto! Você pode fazer essa receita a cada 10 ou 15 dias.

3 – Utilize leite e vinagre de maçã
Devido à sua composição ácida, o vinagre de maçã também pode ser usado para remover a tintura do cabelo, revertendo o efeito chumbado. Aliado ao leite, que é altamente hidratante, os seus fios podem voltar a ter brilho e vida.

Para preparar e aplicar a receita, basta misturar 1 copo (300ml) de leite morno com 30ml de vinagre de maçã. Aplique nos cabelos e deixe agir até que você sinta que melhorou o efeito chumbado nos fios.

4 – Shampoo antirresíduos com Vitamina C em gotas
A vitamina C também é um agente removedor de tinturas e, sendo assim, pode ajudar a tirar também o efeito chumbado do cabelo. Aliada ao shampoo antirresíduos, pode ser a melhor maneira de resolver o problema. Anote aí a receita:

Lave bem o cabelo com o shampoo antirresíduos. Nos casos em que o tom acinzentado está muito forte, uma dica dos especialistas é aplicar esse produto nos fios ainda secos e deixá-lo agir por, pelo menos, 30 minutos. Enxágue em seguida.

Para isso, misture 20 gotas de vitamina C (ou um tablet, se for o seu caso) em 4 colheres (sopa), ou 15ml, de um shampoo antirresíduos de sua preferência. Lembrando que as quantidades desses produtos vão variar conforme o volume e comprimento dos seus fios.

Aplique a mistura nas madeixas e deixe agir por 10 ou 15 minutos, dependendo do quanto o seu cabelo está chumbado. Enxágue bem e, para finalizar, faça uma hidratação para evitar o ressecamento dos fios, que é bastante comum quando se utiliza esses produtos.

Dicas importantes

* Melhor prevenir do que remediar, concorda? Então, para evitar que o seu cabelo fique chumbado, especialmente se os fios forem loiros, é preciso tomar bastante cuidado na hora de matizar. Afinal, existe uma linha bem tênue entre chumbar e matizar os fios.

Aplicar shampoos e máscaras matizadores é muito importante para manter as suas madeixas iluminadas com uma cor sempre viva e bonita. No entanto, cuidado com excesso, pois deixar esses produtos agindo por muito tempo é uma das principais causas do cabelo chumbado.

* A dica também é aplicar todas essas dicas de receitas para reverter o cabelo chumbado sempre na frente de um espelho. Assim que você perceber que o efeito sumiu do cabelo, corra imediatamente para lavar as madeixas.

* Também não é recomendado aplicar todas essas opções no cabelo de uma só vez! Escolha apenas uma e faça o teste. Caso não dê resultados, tente outra receita na próxima lavagem.

* Por último, é necessário hidratar bastante o cabelo após aplicar essas receitas nos fios, pois esses ingredientes costumam ressecar bastante a fibra capilar.

E aí? Aprendeu direitinho como remover o efeito chumbado do seu cabelo? Conhece alguma outra forma de resolver o problema? Então, compartilhe!

fonte: https://tudoela.com/cabelo-chumbado/

Comentário