Saúde

Descubra os 10 surpreendentes benefícios do quiabo para a saúde

Monday, 06/05/2019 | 09:43 Descubra os 10 surpreendentes benefícios do quiabo para a saúde

Descubra os 10 surpreendentes benefícios do quiabo para a saúde

Ele está entre os alimentos que muita gente torce o nariz na cozinha, devido ao seu sabor pouco convincente ao paladar e da famosa “baba”. No entanto, o que muitas delas não imaginam é que o quiabo é considerado uma grande potência nutricional para a saúde, tanto quando se fala em benefícios condimentares quanto para fins medicinais.

Conhecido popularmente como “senhora dedo”, por ter como principais características uma estrutura longa e fina, o vegetal pertence à família Malvaceae e é originário da Etiópia. Aqui no Brasil, ele foi introduzido pelos escravos africanos e passou a ser amplamente produzido e consumido em regiões tropicais e subtropicais, como é o caso do nosso país.

Em geral, as formas de consumo do quiabo são bem variadas, podendo o vegetal ser usado no preparo de pratos fritos, cozidos, saladas, sopas, molhos, entre outras receitas típicas da culinária brasileira. E os benefícios são inúmeros, visto que o alimento é bastante nutritivo e, portanto, benéfico à saúde como um todo.

Rico em diversos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, dentre eles, carboidratos, proteínas, fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina K, ácido fólico, piridoxina, ácido pantotênico, niacina, riboflavina, zeaxantina, luteína, betacaroteno, além de minerais como magnésio, zinco, potássio, ferro cobre, manganês, fósforo, selênio e cálcio, o pimentão pode ajudar a prevenir e tratar diversos males que possam acometer o nosso corpo.

Quer saber mais sobre os benefícios do quiabo para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra os motivos pelos quais o vegetal não poderá mais faltar no seu cardápio diário a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Ajuda a emagrecer
Quem está correndo contra a balança para mandar aqueles quilos extras que tanto incomodam para bem longe pode aproveitar os benefícios do quiabo para potencializar os seus resultados no emagrecimento.

Isso porque o vegetal, além de ser pouquíssimo calórico, ainda contém entre os seus nutrientes, principalmente na “baba”, as mucilagens, que são fibras responsáveis por retardar o processo de esvaziamento gástrico e, sendo assim, promover uma maior sensação de saciedade, outro motivo ideal para ajudar você a comer menos ao longo do dia e, portanto, emagrecer de forma mais rápida.

Além disso, essas mesmas fibras são essenciais para controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando picos de glicemia que o corpo possa transformar em gordura corporal acumulada.

2 – Controla a diabetes
Vários estudos já comprovaram que o quiabo possui propriedades antidiabéticos e antihiperlipidêmicos. Trocando em miúdos, isso quer dizer que pacientes portadores de diabetes podem incluir o vegetal na sua dieta, já que ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e, portanto, evitar o agravamento da doença.

Ainda, pessoas com predisposição a desenvolver a diabetes também podem consumir o alimento como uma forma preventiva.

3 – Combate doenças cardiovasculares
Outro benefício do quiabo, graças às fibras presentes em sua composição, é a redução do colesterol ruim (LDL), o que pode ajudar a prevenir uma série de doenças cardiovasculares, como hipertensão, aterosclerose e AVC.

Para quem não sabe, o LDL em excesso pode colesterol pode levar ao surgimento de placas ateroscleróticas nas artérias, que podem obstruir o fluxo sanguíneo por completo, gerando infartos e acidentes vasculares cerebrais (derrames).

Além disso, por ser um alimento rico também em potássio, o coração pode ficar ainda mais protegido, já que esse mineral é responsável por neutralizar os efeitos hipertensivos do sódio no nosso organismo e, ainda, relaxar os vasos sanguíneos.

4 – Melhora a digestão
Por ser um alimento rico em fibras, chamadas de mucilagens, o quiabo também pode ajudar a melhorar a movimentação do bolo alimentar ao longo do trato gastrointestinal, além de se ligar às toxinas e gorduras e promover a excreção destas e das fezes como um todo.

Sendo assim, ao consumir o alimento, você pode ficar livre de problemas como a prisão de ventre e quadros de diarreias, por exemplo

5 – Fortalece o sistema imunológico
Por ser rico em propriedades antioxidantes, o quiabo também pode ajudar a aumentar a nossa imunidade, potencializando as defesas do organismo contra diversos tipos de doenças, inclusive aquelas causadas pela ação dos radicais livres.

A vitamina C, que é a principal responsável por seus antioxidantes, também é capaz de proteger o organismo por estimular a produção de leucócitos, uma das principais células de defesa do sistema Imune.

6 – Previne o câncer
Vários estudos já conseguiram comprovar que uma proteína presente na composição do quiabo, chamada de lectina, é capaz de inibir a proliferação de células cancerígenas da mama em 63%, sobretudo por estimular a morte celular programada (apoptose).

De acordo com especialistas, as células tratadas com a lectina tiveram uma maior expressão de proteínas pró-apoptóticas como a p21, caspase-9 e caspase-3. Ainda, algumas pesquisas também indicaram que o quiabo pode promover a redução das chances de ocorrência de câncer no cólon.

7 – Protege os olhos
Por conta da alta concentração de vitamina A encontrada no quiabo, além de antioxidantes como luteína, zeaxantina e betacaroteno, consumir o vegetal também pode ajudar a proteger a nossa saúde ocular.

Isso se deve à ação antioxidante desses nutrientes, que é capaz de proteger os olhos dos radicais livres, principais responsáveis pela ocorrência de doenças como catarata, glaucoma e degeneração macular.

8 – Fortalece os ossos
Excelente fonte de vitamina K, um nutriente que além de fornecer propriedades anti-hemorrágicas, também é crucial para manter a nossa saúde óssea. Para se ter uma ideia, os osteroblastos, que são responsáveis pela formação da matriz dos ossos, produzem uma proteína não colagenosa chamada osteocalcina.

No entanto, o processo de carboxilação dessa proteína, que regula a maturação dos ossos, depende da vitamina K. Daí, a importância do consumo de quiabo para a formação e manutenção dos ossos, sendo ideal para fornecer mais resistência à fraturas e lesões, bem como prevenir doenças como a osteoporose.

Além disso, a vitamina K também pode auxiliar na melhor absorção de cálcio pelo intestino, outro mineral responsável para a saúde óssea.

9 – Faz bem para a gravidez
Se você está grávida ou pretende engravidar futuramente, o quiabo pode ser um ótimo alimento para incluir na dieta e promover uma gestação mais saudável tanto para a mãe quanto para o bebê. Isso porque o vegetal é rico em ácido fólico, uma vitamina do complexo B essencial para o processo de formação do tubo neural do feto.

Inclusive, muitos especialistas recomendam que nós mulheres façamos a suplementação desta vitamina não só durante a gestação, mas também meses antes de engravidar.

10 – Melhora a saúde da pele e cabelos
A boa notícia para as vaidosas de plantão é que o quiabo também pode fazer muito bem para a saúde e beleza da pele e cabelos.

Isso porque o vegetal possui boas quantidades de vitamina A, um nutriente capaz de prevenir o envelhecimento precoce e evitar o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas, entre outros sinais do envelhecimento, além de combater acnes e amenizar cicatrizes.

No caso das nossas madeixas, ao aplicar a “baba” de quiabo nos fios, é possível obter mais brilho, uma vez que o vegetal atua como um condicionador para o cabelo.

fonte: https://tudoela.com/beneficios-do-quiabo/

Comentário