Sociedade - Economia

Oradores defendem importância do transporte marítimo no desenvolvimento da economia

Friday, 24/05/2019 | 11:15 O segundo e último dia da conferência internacional “Crescendo Azul” iniciou com o debate sobre Sustentabilidade Ambiental Face às Prementes Necessidades de Crescimento do Comércio: Desafios e Ameaças, que foi apresentado por Rakesh Trpathi, do Banco Mundial.

O segundo e último dia da conferência internacional “Crescendo Azul” iniciou com o debate sobre Sustentabilidade Ambiental Face às Prementes Necessidades de Crescimento do Comércio: Desafios e Ameaças, que foi apresentado por Rakesh Trpathi, do Banco Mundial.

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, fez uma breve apresentação falando da importância dos transportes marítimos para o desenvolvimento da economia.

“O transporte marítimo tem um papel crucial no crescimento e desenvolvimento sustentável, o volume global do transporte de mercadoria situa-se nos 10.7 bilhões de toneladas”, disse Mesquita.

O ministro disse ainda que o transporte marítimo e os portos têm um papel importante no comércio e na economia mundial.

Rakesh Trpathi disse que é muito importante saber quais são as acções necessárias para assegurar que os portos possam ter uma ligação directa com o desenvolvimento do comércio.

“Existe uma deficiência a nível dos portos de África oriental e ocidental, é preciso que haja uma melhor integração para melhorar o acesso ao interior”, argumentou Trpathi

O representante do Banco Mundial enalteceu o facto dos portos de Nacala, Beira e Maputo estarem a registar um crescimento encorajador e disse que em 2016 os portos registaram o maior volume transacional, isto devido ao aumento do nível de exportação do carvão.

fonte: http://opais.sapo.mz/oradores-defendem-importancia

Comentário