Beleza - Maquilhagem

Como cuidar do cabelo desfrisado?

Friday, 27/02/2015 | 14:56 O cabelo africano já é naturalmente seco e frágil. É o tipo de cabelo mais frágil que existe! Então quando aplicamos químicos, ainda fica bem mais sensível!

O cabelo quando é quimicamente alterado perde já a pouca hidratação natural que tem, e para que volte a crescer saudavelmente temos que repor tudo o que perdeu com o desfriso!
Se tivermos esse cuidado de acrescentar toda a hidratação necessária, o cabelo para além de ficar mais forte, volumoso, com um aspecto bem mais saudável, também ganha bastante comprimento!
O cabelo pelo pescoço/ombros que estamos habituados a ver no cabelo desfrisado, pode crescer até ao meio das costas ou quem sabe até às ancas!

 Pois como já disse anteriormente, o nosso cabelo é naturalmente seco portanto temos que adoptar um regime semanal para adicionar a hidratação que precisa.

 

Passo-a-passo para cuidar do cabelo desfrisado:
 

  1. Escolhe que dia ou dias da semana irás lavar o cabelo. Lava o cabelo com um shampoo sem sulfato (sulfate-free) uma ou duas vezes por semana. E lava o cabelo com um shampoo normal uma vez por mês. (O shampoo sem sulfato não vai secar tanto o couro-cabeludo e o cabelo, portanto a hidratação do cabelo irá manter-se por mais tempo)
  2. Faz Co-Wash quantos dias da semana quiseres. Co-Wash significa lavar o cabelo apenas com um condicionador hidratante sem a utilização de shampoo. Se não ficaste bem esclarecida em relação aoCo-wash clica aqui)
  3. Escolhe duas máscaras para fazeres tratamentos intensivos semanalmente. Uma das máscaras é hidratante e a outra é uma máscara de proteínas. A máscara hidratante vai criar elasticidade, suavidade e brilho aos teus fios de cabelo. A máscara de proteínas vai fortalecer, dar volume e rigidez aos fios. Consegues distinguir estas duas máscaras olhando para a lista de ingredientes na embalagem. Uma máscara de proteínas normalmente contém algum destes ingredientes: "Hydrolyzed Keratin"; "Keratin"; "Collagen"; "Silk Protein"; "Amino Acids"; "Animal Protein"; "Vegetable Protein"; ovos; maionese; iogurte, etc. (Atenção: A "Hydrolyzed Wheat Protein" é encontrada em muitos produtos, mas não é considerada realmente uma 'proteína' porque o seu único propósito é hidratar os fios!). 
  4. Como fazes estes tratamentos intensivos com máscaras? No dia da lavagem, depois de lavares o cabelo com shampoo divides o cabelo em 4 secções e aplicas a máscara hidratante em cada secção, cobre o cabelo com uma touca de alumínio/plástico e deixa actuar durante 30/40 minutos (se tiveres um Heat Cap ou um Hair Steamer (Vaporizador de Cabelo) usa, ou então enrola uma toalha húmida quente à volta da touca. O calor ajuda os fios a absorverem melhor a máscara!). Dica: Podes optar por misturar num recipiente a máscara com um uma ou duas colheres de um óleo natural. Irá hidratar melhor o cabelo! Faz tratamentos intensivos com a máscara de proteínas duas vezes por mês ou sempre que o teu cabelo estiver muito elástico e achares que precisa de ficar mais forte e volumoso. 
  5. P.S. Quem tem o cabelo natural não precisa de usar a máscara de proteínas muitas vezes, basta uma vez por mês ou nem isso. 
  6. Duas ou três vezes por semana aplica um óleo natural no couro cabeludo e no comprimento, cobre o cabelo com uma touca de alumínio e deixa durante 2h/3h ou se te sentires à vontade deixa durante a noite. No dia a seguir lava o cabelo com um shampoo
  7. Sempre a seguir às lavagens, depois de secares com a toalha, aplica um leave-in (pode ser em creme ou em spray) e depois põe um pouco de um óleo natural para selar as pontas. Faz um penteado (Braid OutsTwist Outs*Bantu Knots, etc.) ou deixa o cabelo secar naturalmente. Vê aqui mais exemplos de penteados que possas fazer.
  8. Hidrata sempre o cabelo quando sentires que as pontas estão secas (Moisturize&Seal). Para hidratares só precisas de um creme aguado e um pouco de um óleo natural. Põe o creme e depois põe um pouco de óleo nas pontas.
  9. Uma vez por mês faz o ACV Rinse. O ACV Rinse consiste em lavar o cabelo com um pouco de vinagre de maçã misturado com água. Vai permitir combater a porosidade do cabelo, assim os resíduos provenientes do desfrisante irão ser removidos, as cutículas dos fios irão ser fechadas e consequentemente também irão absorver melhor a hidratação. Vais sentir o cabelo bem mais brilhante, hidratado e saudável. (Vê aqui o post a explicar como fazer o ACV Rinse)
  10. Para penteares o cabelo, escolhe um pente de dentes largos ou a escova Tangle Teezer. Aconselho-te a pentear o cabelo apenas durante o banho para não se partir tanto. Penteia enquanto a água do chuveiro escorre pelo cabelo.
  11. NÃO faças muito uso dos alisadores/chapinhas! O calor é o que mais danifica o cabelo desfrisado! Alisa o cabelo só uma ou duas vezes por mês no máximo dos máximos! Provavelmente o teu cabelo não está a 'crescer' porque utilizas a chapinha com regularidade
  12. Desfrisa o cabelo apenas de 8 em 8 semanas. Se conseguires ir para além das 8 semanas, melhor!
  13. Tem atenção à alimentação! Bebe muita água (cerca de 8 copos por dia) e ingere alimentos com muitas proteínas. O teu cabelo irá crescer mais saudável e possivelmente mais rápido do que se não estiveres a fazer uma boa alimentação!
  14. Quando vais dormir usa sempre uma touca ou lenço de cetim. O cetim é um tecido suave que não vai absorver a hidratação do teu cabelo nem agredi-lo como o algodão faz. Se não tiveres uma touca ou lenço de cetim usa uma fronha de cetim.

Resumo do que vais precisar para o teu regime semanal:
1 Shampoo Sem Sulfato (Sulfate-free)
1 Shampoo Normal
1 Máscara Hidratante
1 Máscara de Proteínas
1 Touca de alumínio ou de plástico
Heat Cap ou Hair Steamer (vaporizador de cabelo)
1 Leave-in
1 Creme Hidratante 
1 Óleo Natural
1 Pente de dentes largos ou a Tangle Teezer
1 Touca, Lenço ou Fronha de Cetim

fonte: http://therealhairchallenge.blogspot.com

Comentário