Saúde

Veja como é o desenvolvimento do feto a cada mês da gestação

Wednesday, 15/04/2015 | 09:36 Da fecundação ao parto, saiba como funciona o crescimento do bebê dentro da barriga da mãe.

Durante aproximadamente 40 semanas, acontece o desenvolvimento do feto na barriga da mãe. Em cada período de 30 dias, ele completa uma etapa diferente de sua formação. Cada mês é fundamental para a saúde da criança, e a mulher precisa conhecer as fases de crescimento do bebê, principalmente durante a gestação.

Obstetras e pediatras costumam dividir os períodos da gravidez em trimestres. O primeiro vai da 1ª até a 13ª semana. O segundo, da 14ª a 26ª. O último trimestre segue daí até quando obebê fica pronto para o parto. Saiba o que acontece com seu filho durante esses períodos.

Como é o início da gestação?

O primeiro mês de gestação é quando ocorre o desenvolvimento do feto de fato. Inicialmente, ele é apenas um conjunto de células que se modifica e fecunda na mãe após a fertilização. Apenas dez dias depois de fecundado, o feto já é um embrião em desenvolvimento.

Em resumo, o primeiro mês corresponde às fases de ovulaçãofecundação, transformação de célula única a embrião e implantação do feto na parede intrauterina.

Aos dois meses de vida no útero, ocorre a formação das estruturas essenciais do feto, como o esqueleto, os músculos, o coração e o sistema nervoso central. Depois de moldadas, as células do coração já começam a bater. Junto a isso, os principais órgãos se desenvolvem e o bebê começa a se movimentar.

Encerrando o primeiro trimestre de gestação, no terceiro mês, o desenvolvimento do feto já permite que ele adquira o aspecto humano, possibilitando distinguir as feições do rosto. Nesse período, a mãe já pode se tranquilizar, pois a fase mais complicada da formação fetal já passou.

O bebê pode, definitivamente, ser chamado de feto, pois deixa de ser embrião e o coraçãozinhopode ser ouvido na ecografia.

esenvolvimento do feto até o fim da gravidez

A partir da 14ª semana de gestação, o desenvolvimento do feto é acelerado e a placenta se torna sua fonte de vida. No quarto mês, ele já é capaz de ouvir os sons que o corpo da mãe emite e seu sexo é perceptível por meio de exames de imagem. Ele passa a acumular gordura e suas impressões digitais são formadas.

O quinto mês de gestação é marcado pela produção de suco gástrico no estômago do bebê, que também já desenvolve os cinco sentidos (tato, audição, paladar, visão e olfato). Os rins começam a trabalhar e a formação do cérebro toma novo impulso.

O sexto mês é marcado pelos estímulos no desenvolvimento do feto. Ele é capaz de distinguir não apenas os sons da mãe, mas também os externos. O bebê já consegue abrir e fechar as mãos, inclusive segurar os pezinhos. Movimenta-se e reage aos estímulos orgânicos e exteriores.

Encaminhando-se para o fim da gestação, no sétimo mês, o feto é capaz de brincar com o cordão umbilical e sente-se confortável ao ouvir a voz da mãe. Ela já começa a se posicionar com a cabeça para baixo.

No penúltimo mês, o cérebro continua a crescer e o bebê permanece dormindo em mais de 90% do dia. Seus movimentos começam a ser diários e o sistema imunológico se forma. Por fim, no nono mês, o organismo está pronto e o bebê pode nascer a qualquer momento, assim que os pulmões amadurecerem.

fonte: http://vivomaissaudavel.com.br

Comentário