Turismo

Férias na neve

Tuesday, 21/04/2015 | 15:50 Os melhores locais, o equipamento indispensável e os cuidados de segurança e beleza para as melhores férias em tempo frio

Pas de la Casa, Grandvalira, Formigal, Aspen, Chamonix... Se para algumas de nós estes nomes pouco ou nada dizem, há quem não pense noutra coisa quando chega o início de mais um ano: o próximo destino para as férias na neve.

Quem experimenta não quer outra coisa. Quem ainda não se estreou não faz ideia do que está a perder. Seja qual for o seu caso preparámos um guia que lhe vai dar conta dos destinos do momento, as opções desportivas, o material necessário e as regras de segurança para toda a família.

Ski ou Snowboard

Basicamente são estas as actividades disponíveis em qualquer estância de neve. Há quem diga que a primeira opção é mais fácil, mas não é consensual. Assim, quem pretende deslizar com velocidade deve optar pelo ski; mas se procura fazer acrobacias na neve, então o snowboard é a melhor opção.

Seja qual for a sua escolha procure fazer um curso de iniciação à prática desportiva. Desta forma, evitará a frustração típica dos principiantes e também as lesões. Mesmo para quem já esquia há alguns anos é conveniente fazer uma revisão da matéria para poder evoluir.

Mini-skis

Quanto aos mais novos é recomendado começarem pela aprendizagem de ski. Na maioria das estâncias a idade mínima exigida nos cursos é de cinco ou seis anos.

No entanto e consoante a estância, poderão haver escolas que disponibilizem aulas de ski para crianças a partir dos quatro anos. Já a aprendizagem do snowboard não se deve iniciar antes dos sete ou oito anos. Em qualquer um dos casos, o uso de capacete é fundamental.

Código de cores

Cada estância de neve classifica as suas pistas consoante a dificuldade que apresentam para os esquiadores através de um código de cores: verde, azul, vermelho e preto.

As duas primeiras não apresentam grandes dificuldades e são as mais indicadas para os inexperientes. As restantes, apresentam desafios e são exclusivas para quem já domina este desporto.

 

 

fonte: viagensdicas.com

Comentário